FAQ

FAQ

Certamente, já terás ouvido que é nas Assembleias Gerais que se tomam as principais decisões referentes ao NEMUM. Mas sabes como funcionam estas discussões e como te envolver?


Porque a tua participação nas AG é fundamental, e para que possas tomar o máximo partido destes momentos, poderás encontrar nesta secção algumas informações essenciais e respostas a dúvidas frequentes acerca do funcionamento das Assembleias Gerais.

Para mais informações, consulta também este Booklet.

1. O que são as Assembleias Gerais?

A Assembleia Geral (AG) é o Órgão deliberativo máximo do NEMUM. Tal significa que é neste espaço que se tomam as principais decisões que orientam a ação do Núcleo. A AG pode deliberar sobre qualquer assunto relativo à atividade do NEMUM, previsto nos seus Estatutos.

A Assembleia Geral reúne, pelo menos, 4 vezes por ano.

2. Quem faz parte da Assembleia Geral?

Fazem parte da Assembleia Geral todas as pessoas afiliadas do NEMUM, ou seja, todas as pessoas estudantes do MIMed, as pessoas sócias extraordinárias e as pessoas sócias honorárias.

Todas estas pessoas são livres de intervir e participar em todas as discussões, introduzir pontos a debater e colocar questões aos Órgãos Eleitos e Secções Autónomas do NEMUM acerca da sua atuação. 

Não é necessário seres sócio/a da NEMUM para participares nas AG!

3. Quais as funções da MAG?

À Mesa da Assembleia Geral (MAG) é responsa´vel, entre outros, a convocação e condução das Assembleias Gerais, nomeadamente a conceção da palavra às pessoas participantes, a condução das votações e a redação da ata descritiva e sumário executivo de cada AG.

A sua atuação é orientada pelo Regimento do MAG.

A MAG é constituída por 4 elementos: uma Presidente, uma Vice-Presidente e dois secretários.

4. Quando se realizam as AG?

A Assembleia Geral pode reunir de forma Ordinária ou Extraordinária.

As Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) realizam-se em quatro momentos:

  • Primeira - até 30 dias após a Tomada de Posse dos Órgãos eleitos (durante o mês de dezembro ou janeiro);
  • Segunda - até 10 dias após o início de cada ano letivo (setembro);
  • Terceira - até ao último dia do mês de setembro;
  • Quarta - até ao dia útil anterior à Tomada de Posse dos Órgãos eleitos para o mandato seguinte (idealmente, em dezembro).

As Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) podem realizar-se em qualquer momento do ano, por convocação da MAG ou por solicitação da Direção ou das pessoas associadas (estudantes do MIMed).


Previamente à AG, é sempre enviada, para o e-mail institucional, uma convocatória com a respetiva data, hora, local de realização e Ordem de Trabalhos.

5. O que é discutido nas AG?

Qualquer assunto relativo à atividade do NEMUM pode ser apresentado e discutido em AG, incluindo as atividades e ações do Núcleo, questões pedagógicas e relacionadas com a EM-UM ou a representação das pessoas estudantes junto de entidades parceiras e da comunidade.

A Ordem de Trabalhos - lista de pontos pré-definidos a discutir - é dada a conhecer na Convocatória. 

Contudo, os Estatutos definem alguns documentos ou deliberações que devem acontecer em momentos específicos de cada mandato:

  • Plano de Atividades e Orçamento da Direção e Secções Autónomas do NEMUM (1ª AGO);
  • Regimentos Internos dos Órgãos e Secções Autónomas e Regimento da Assembleia Geral (1ª AGO);
  • Quotização (2ª AGO);
  • Regulamento Eleitoral, Comissão Eleitoral e Calendário Eleitoral do NEMUM (2ª AGO);
  • Relatório de Atividades e Contas Final da Direção e Secções Autónomas do NEMUM (4ª AGO).


O último ponto de todas as Ordens de Trabalho denomina-se "Outros Assuntos" e é um espaço onde qualquer elemento da AG pode introduzir um novo tópico que não faça parte da OT afixada.

6. Como funcionam as AG e como posso participar?

As AG realizam-se, idealmente, em formato presencial, na EM-UM. Este ano, é possível também assistir às discussões online! O link de participação é enviado pela MAG para o e-mail institucional e partilhado também nas redes sociais do NEMUM.


O Regimento da Assembleia Geral é o documento que orienta o funcionamento das AG, incluindo as condições para a sua realização, todas as formas de uso da palavra e os momentos de votação.

A palavra é concedida aos elementos da AG pela MAG, por ordem de inscrição (a inscrição é feita por braço no ar).

Nos momentos de votação, apenas poderão participar as pessoas associadas (estudantes do MIMed).

Antes da AG, recomendamos que consultes o Regimento para complementar estas e outras informações. Poderás também recorrer ao Booklet AG 101, onde encontras simplificados os aspetos fundamentais das AG e do Regimento.

7. Onde posso consultar os documentos que serão discutidos na AG?

Todos os documentos propostos, são divulgados no website da MAG, alguns dias antes da AG:

  • 7 dias antes - no caso dos Plano de Atividades e Orçamentos e dos Relatórios de Atividades e Contas;
  • 3 dias antes - para os restantes documentos.

Assim, poderás analisá-los previamente à discussão em AG.

8. Não estive presente na última Assembleia Geral. Como posso ficar a par das discussões e conclusões?

A MAG elabora, para todas as AG, dois documentos com a descrição dos acontecimentos:

  • Ata Descritiva - Registo completo dos acontecimentos, apresentado e votado na AG Ordinária seguinte;
  • Sumário Executivo - Registo sumário dos acontecimento, apresentado e votado no final de cada AG e posteriormente divulgado a toda a comunidade estudantil.

Estes documentos podem ser consultados no website da MAG, na página de cada Assembleia Geral. O Sumário Executivo é também, habitualmente, partilhado nas redes sociais do NEMUM.

No caso de Assembleias Gerais mais antigas, poderás também aceder ao Arquivo das Assembleias Gerais, onde estão disponíveis todos os documentos apresentados.

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